Em Portugal, em 2025, 130 pessoas perderam a vida em acidentes de trabalho. Em termos médios, não são precisos três dias para que um acidente de trabalho mortal aconteça. E graves, foram 518, quase dois por dia. O que temos de fazer para alterar esta realidade?
Basta fazer esta pergunta num qualquer motor de busca e as respostas são quase uniformes. Mas, na verdade, a diminuição dos acidentes de trabalho não está nas respostas da rede, está no empregador, e no dever que tem de formação e educação para uma cultura de trabalho cuidada e responsável e, obviamente, no trabalhador, que deve assumir consciência dos seus atos e ações para a segurança e eficácia no trabalho.
Se não existir um compromisso mútuo de empregador e trabalhador os processos mudam? Dificilmente se mudam mentalidades sem ações, e essas têm de ter por base uma cultura uniforme de regras e leis a cumprir. Somente com a vontade e a efetivação de leis e regras de uma forma prática, os números podem diminuir.
Uma cultura empresarial de segurança no trabalho tem por base a formação, a consciência do valor de cada pessoa, a comunicação e, depois, os equipamentos de proteção individual, equipamentos de proteção coletiva, sinalização, limpeza, avaliação constante de riscos…
Fale com a Controlsafe.
Controlsafe
Segurança no Trabalho – Laboratório de Ensaios | Saúde no Trabalho | Segurança Alimentar | Controlo de Pragas | Saúde Ocupacional | Formação Profissional Certificada | Ergonomia
Termos e Condições
Resolução de Conflitos
Resolução Alternativa de Litígios
Política de Privacidade
Política de Cookies